PROGRAMA DE ESTÁGIO DO HBLEM VAI MUITO ALÉM DA PARCERIA ENSINO-APRENDIZAGEM

O Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (Hblem) – importante unidade de saúde que atende hoje pacientes de mais de 160 municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) -, realiza um Programa de Estágio que tem gerado resultados satisfatórios que vão muito além do ensino-aprendizagem. A presidente da FASI (Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna), Márcia Rodrigues, ressalta a importância deste programa, diante dos inúmeros benefícios tanto os estudantes como para o município e para o próprio Hblem.

“Aqui eles encontram a prática do que aprenderam em sala de aula. Posso dizer que o Hospital de Base é uma extensão da universidade/escola, por ajudar na qualificação dos estudantes. Sem a prática não existe formação”, comentou a presidente da FASI, entidade mantenedora do Hospital de Base. E completou ressaltando que além do Programa de Estágio ajudar na formação do profissional, também traz benefícios para a unidade. “Nós recebemos uma ajuda muito importante das instituições de ensino. Ajuda esta que é revertida em ações para manutenção dos nossos espaços, além da compra de equipamentos”.

Daise Mara Santana, coordenadora do Centro de Estudos do Hblem, setor criado há 10 anos com o objetivo de acolher os estudantes, reforça que o Programa de Estágio é realizado através de parceria com a Uesc, FTC, Unime, Faculdade de Ilhéus, Madre Thaís, Unopar e Escolas Técnicas (ETEI, Ieprol e CEEP). De acordo com Daise, que é pós-graduada em Gestão Estratégica e Empresarial e responsável por todos os trâmites para acolher os estagiários, o Hospital chega a receber 200 estudantes por dia.

São estudantes de diferentes cursos: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Biomedicina, Nutrição, Psicologia, Radiologia, Radioterapia e Segurança do Trabalho. “Além destes, temos também os recém-formados em Medicina que participam do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral”, informa a Coordenadora do Centro de Estudos.

A professora do Curso de Enfermagem da Uesc e FTC, Maria do Rosário Barreto, ressalta a importância desta parceria. “Os estudantes adoram esta vivência, conhecer como é a prática da profissão que eles escolheram para a vida”.

Benefícios

Reforma do auditório, climatização de setores importantes, e aquisição de equipamentos são alguns dos benefícios desta parceria entre Hblem e Instituições de Ensino. “Em reunião colocamos as prioridades do hospital, e os representantes das instituições, por sua vez, disponibilizam as doações diretas de equipamentos. É uma parceria muito importante para o Hospital de Base, e principalmente para o município”, comenta Daise Santana.

E informa que o Centro de Estudos ainda promove minicursos para os estagiários com a finalidade de transmitir conhecimento e ao mesmo tempo arrecadar recursos através das inscrições. “Em março, por exemplo, fizemos a aquisição de tensiômetros, oxímetros e estetoscópios. Sempre buscamos trabalhar com empenho, inovar e dar o nosso melhor por amor a profissão”.

E finaliza frisando que o trabalho de humanização tem sido intensificado nesta gestão. “Sabemos que o Hospital de Base é a menina dos olhos do prefeito Fernando Gomes, que ele tem vontade de humanizar esta unidade, e nós estamos intensificado nossas ações neste sentido”.