HOSPITAL DE BASE DE ITABUNA TERÁ NÚMERO DE LEITOS AMPLIADOS

O Prefeito Fernando Gomes estuda a possibilidade de ampliar o número de leitos no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (HBLEM) tanto na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) quanto na enfermaria B de Clínica Médica. Na tarde da última segunda-feira (13), o prefeito  Fernando Gomes e o secretário Municipal de Saúde, Vitor Lavinsky visitaram a unidade hospitalar e asseguraram que as intervenções a serem feitas vão garantir melhorias no atendimento, além da oferta de novos serviços.

A previsão é de que outros nove leitos sejam abertos, ampliando para 18 o número deles só na UTI. Já na enfermaria B, o secretário de Saúde informou que pretende abrir mais 22 unidades de retaguarda.  “Temos certeza de que estas ações trarão um resultado muito positivo para o nosso Hospital de Base, uma vez que ampliaremos nossa capacidade de atendimento à população”.

Com o aumento no número de leitos, o secretario de Saúde espera também aumentar os repasses para a manutenção do HBLEM, através da habilitação de novos serviços a exemplo do de Alta Complexidade. “Com perspectivas de mais recursos, que será de grande valia para o município, vamos tentar equalizar um débito de aproximadamente R$33 milhões que encontramos como herança”.

O Hospital de Base idealizado pelo prefeito Fernando Gomes, foi construído e entregue à comunidade em setembro de 1998 e atende hoje, um público estimado em 2,1 milhão de habitantes oriundos de  mais de 130 municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que encaminham casos de urgência e emergência para Itabuna.

A cada mês pelo menos cinco mil pacientes passam pelo atendimento no Pronto Socorro. Além disso, são realizadas mensalmente, cerca de 400 cirurgias desde as mais simples até as mais complexas, como neurocirurgias e ortopedia. “Com a ampliação não apenas do número de leitos, mas também de novos serviços médicos especializados, vamos dar um enorme salto na melhoria da assistência médica gratuita, para que o município volte a ser uma referência na área de saúde pública”, reforçou o secretário de Saúde de Itabuna, Vitor Lavinsky.