Movimento de Saúde e Cidadania é realizado em Ventania com diversas especialidades


A Prefeitura Municipal de Itapebi, através da Secretaria de Saúde, garantem diversos atendimentos aos moradores de Ventania, incluindo Cardiologia, Pediatria, Ginecologia, Fisioterapia, Odontologia, além da realização de alguns exames.


Aconteceu na última quinta-feira (26) o "Movimento de Cidadania e Saúde" no povoado de Ventania. Esse evento foi promovido pela Secretaria de Saúde através da ESF Celeni Borges e em parceria com toda a Equipe da Saúde, incluindo o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), enfermeiros, odontologistas, médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, técnicos e auxiliares em enfermagem, Agentes comunitários e de endemias. Todo o corpo administrativo da saúde esteve presente, colaborando com a organização, e contribuindo de forma direta e indireta para que esse evento fosse um grande sucesso.



Os atendimentos foram realizados na unidade do Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nas dependências do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Contou com o apoio e a atenção de profissionais altamente capacitados e compromissados com a saúde pública. 



As atividades do dia foram desenvolvidas também em parceria com a Equipe do CRAS, com palestras e orientações as famílias, principalmente aos jovens e crianças. No entretenimento e diversão profissionais capacitados ofereceram aulas de Jiu Jitsu. Um parque também foi montado para garantia da diversão de todas as crianças daquela localidade.





Os atendimentos contemplaram diversas especialidades, conforme a demanda. Dentre elas: Cardiologia, Pediatria, Ginecologia, Odontologia e Fisioterapia. Além das palestras preventivas com os temas Saúde Bucal e Hipertensão, ministradas respectivamente pelas equipes da Odontologia e NASF. Foram distribuídos panfletos informativos e kits de higienização bucal.




Dos exames realizados, destacamos os testes rápidos de Sífilis, HIV, hepatite B e C; Tipagem sanguínea; PCA e Eletrocardiograma. Foram aplicadas vacinas de todas as doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Além do cadastramento do cartão SUS.




O evento teve início as 08h da manhã e durou até  às 15h. Ficando assim um saldo positivo, atingindo os objetivos da Secretaria de Saúde, gerando um benefício a toda a comunidade, garantindo o aumento da qualidade de vida com a realização das diversas as atividades preventivas e de reabilitação.