EQUIPE DA ATENÇÃO BÁSICA INTENSIFICA AÇÕES DO PSE


Secretaria Municipal de Saúde de Itapebi, através da equipe da Atenção Básica, promove diversas ações preventivas nas Unidade Escolares de Itapebi através do Programa Saúde na Escola (PSE).


O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. 


A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós!

Nos últimos dias, foram desenvolvidas ações nas Unidades Escolares: Terezinha Ribeiro, CALUNDU e Creche Jesus Amparado.

 

 

Foram trabalhados temas como: promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos, prevenção de acidentes e violência. Além das práticas corporais através dos profissionais de educação física.

Essas atividade estão sendo desenvolvidas pelos profissionais do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e ESF (Estratégia de Saúde da Família). Dentre os especialistas que compõe as atividades podemos citar enfermeiros, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo e agentes comunitários.

  

 

Além do trabalho de conscientização, atividades que envolvem os movimentos corporais são desenvolvidas, na maioria das vezes, com a finalidade de envolver os participantes, incluindo corpo docente e discentes, e tornar regular suas práticas, onde já é comprovado os benefícios dessas atividades a saúde de todos.