Câmara Debate Segurança e Iluminação em Sessão Ordinária

No último dia 30 do mês, o Legislativo Municipal esteve reunido para tratar de assuntos referentes ao nosso Município. A secretária do Meio Ambiente e Turismo enviou um convite á Câmara, para estarem participando de uma palestra técnica e um debate em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, a ser comemorado no dia 5 de Junho Na Câmara Municipal de Itamaraju das 08h00min ás 17h00min, com os seguintes temas: Crise hídrica, Barragens, Irrigações e procedimentos para legalização, recuperação ambiental em áreas de reservas legal, (APP), Recuperação de áreas de empréstimo e barragem.


Foi encaminhado pelo Executivo Municipal, o Projeto de Lei de n°009/2017, que Institui a Campanha Promocional IPTU Premiado e dá outras providências. A campanha tem por objetivo estimular o pagamento de todos os tributos municipais, principalmente o incidente sobre a propriedade predial, territorial ou urbana, através da distribuição gratuita de prêmios por sorteio aos contribuintes que estiverem quites com os seus tributos Municipais ou parcelamento regular. Para participar o contribuinte deve comparecer a Prefeitura Municipal e regularizar a sua situação fiscal até a data estabelecida em decreto, não poderão participar do sorteio de Campanha Promocional, instituída na forma do art. 1°, o Prefeito Municipal, O Vice Prefeito, os Secretários, Cargos Comissionados do Município, os Vereadores, os Membros da comissão organizadora de campanha e sorteio. O Projeto foi encaminhado para as comissões competentes.  Teve também a leitura do Projeto de Lei de n° 010, que dispõe sobre o fornecimento de informação mediante apresentação da declaração de operações com cartões de crédito ou de débito e dá outras providências, também foi encaminhado para as comissões competentes.


Na sequência, Os vereadores puderam fazer uso de sua palavra franqueada para expor as situações do município. O vereador Marcão iniciou sua fala dizendo que esteve em Brasília na semana passada com uma comitiva de quase 100 pessoas para reivindicar os direitos dos trabalhadores por conta de emendas do Governo que estão prejudicando a todos. Disse que esteve também em Salvador com o Secretário de Governo, Josias Gomes, reivindicando poços artesanais, trator para os povoados e Associações para ajudar o Município. Novamente abordou a questão da Iluminação da cidade e que está chegando à festa do São João e espera que a cidade possa está iluminada.


O vereador Isaque falou sobre a questão da segurança no Distrito de Nova Alegria, enfocando que os Distritos estão abandonados que está faltando policiamento. Voltou a falar sobre a Saúde no Município, citando o exemplo do Consultório dentário CEO, que está sem medicamentos para atender a população. Também questionou sobre a iluminação da cidade.


O vereador Egnaldo Fernandes levou ao plenário um acontecimento triste que ocorreu na cidade, o fechamento de uma empresa que atuava no município há mais de vinte anos, A Lafe Espuma, informou que isto lhe causou certa comoção, e sugestionou ao Presidente da Câmara para que fosse feito uma reunião com o Prefeito Municipal para estarem abordando sobre a questão dos comerciantes que possam estar na mesma situação, podendo ajuda-los de alguma forma para que não venha a acontecer com outras empresas da cidade.


O vereador Edson falou sobre a segurança no Distrito de Nova Alegria e sobre os comerciantes que podem estar fechando o seu comércio não só pela crise mais também pela segurança.  Também falou da iluminação da cidade.


Em seguida o Vereador Marzuk bateu na mesma tecla da iluminação da cidade e falou sobre o problema da segurança no Distrito de Nova Alegria. Sugeriu que alguns vereadores façam uma comissão com o Major para debaterem onde está a pendência, o porquê o distrito não está sendo atendido. Abordou sobre a questão da embasa que muitas vezes as ruas estão calçadas e eles fazem as obras e deixam as ruas esburacadas, sugeriu que a Secretária de obras do Município acompanhe o trabalho deles.


Finalizando a sessão, o Presidente colocou as matérias enviadas em discussão e votação sendo aprovadas. Marcou a próxima para o dia 06 de Junho de 2017.


Pedidos de Providências:

047/2017- Pedido de reparo na Travessa Flamengo ,no Bairro de Fátima, de autoria do vereador Flávio da Silva Nascimento;

048/2017- Reforma do telhado e da frente do posto de saúde , no Distrito de Campo Alegre,  autoria do vereador Isaque Ribeiro;

049/2017- Reforma do posto de saúde com instalação de um portão para garagem, no Distrito de Nova Alegria, de autoria do vereador Edson Dias de Souza;

050/2017- Reforma geral da casa CIC de Portugal, no Distrito de Nova Alegria, solicitação do vereador Edson Dias de Souza;

Indicações:

048/2017- Pavimentação na Rua mém de Sá,de autoria do vereador, Flávio da Silva Nascimento;

047/20917- Asfaltamento das  vias laterais , Km 808, no Bairro Sto Antônio do Monte, de autoria do vereador Isaque Ribeiro.