HOSPITAL DE BASE HOMENAGEIA MULHERES NO DIA DELAS

Servidoras, visitantes e até uma paciente foram surpreendidos na manhã de quarta-feira, com um café da manhã no auditório do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (HBLEM) em Itabuna. O evento, considerado como uma singela homenagem foi para lembrar o 8 de Março,  Dia Internacional da Mulher. O prefeito Fernando Gomes, que coincidentemente esteve no hospital após visitar as obras do futuro Teatro Municipal, que serão retomadas agora, aproveitou o momento também para levar o abraço as “mulheres guerreiras” como destacou, no dia delas.

O prefeito Fernando Gomes parabenizou as mulheres e lembrou da difícil missão que teve ao demitir servidores, para que, segundo ele, a unidade que mesmo com um débito de R$33 milhões deixado pela antiga diretoria, continue a funcionar e atender o objetivo principal que é o de prestar assistência médica gratuita à população regional.

Partido

Segundo o prefeito, está difícil administrar, mas garantiu que vai vencer essa batalha com o apoio do Governo do Estado que tem se mostrado sensível às reivindicações. “Não tenho partido político, meu partido é o povo de Itabuna  para quem eu trabalho até 24 horas na prefeitura para fazer a máquina funcionar”.  Fernando disse ainda que o Hospital de Base foi construído com dinheiro do povo de Itabuna e se a unidade não está funcionando bem não é só problema deste município, mas da situação política e financeira do país que se reflete em todos os municípios brasileiros.

“Mas estamos trabalhando para devolver não só a saúde, como uma Itabuna melhor para meu povo que merece e precisa de alguém que goste de trabalhar e que ama Itabuna. Como relação a homenagem às mulheres ele disse que todo dia é o dia delas. Elas estão presentes em casa, no trabalho, na política, e são umas  lutadoras, com fortes garras e com uma missão difícil, principalmente quando se deparam com homens violentos  que ao invés do carinho e do respeito as agridem”, ressaltou.

O diretor financeiro Carlos Góes abriu a cerimonia com uma oração e agradecendo a presença delas na vida de todos, lembrando, inclusive, que a nova direção da Fundação de Atenção a Saude de Itabuna – FASI, tem uma mulher no comando. Já o diretor médico, José Henrique Carvalho destacou à importância da mulher “que dá vida na vida de todos”. Ele citou como exemplo de mulher, Maria, a mãe de Jesus, que deve ser modelo para a humanidade pela aceitação e forma de amor com que conduziu seu filho Jesus enquanto ele esteve na terra.

O médico José Henrique Carvalho lembrou também que foi o atual prefeito o idealizador do HBLEM que hoje tem em seu quadro efetivo mulheres atuando em diversos setores da unidade, inclusive na diretoria, como a nova representante da FASI, Márcia Rodrigues Rabelo Santos de Andrade. E para concluir ele recitou que as mulheres do HBLEM têm nos olhos o brilho das estrelas e no coração o perfume das flores.

A cerimônia foi encerrada com um abraço do prefeito a interna Nilza de Jesus Santos Pereira, 66 anos, de Itapetinga, representando as demais pacientes internadas no Hospital de Base.