V Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Ao SUS o que é do SUS




A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na última sexta- feira (18), a V Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Ao SUS o que é do SUS: Fortalecendo a rede de atenção a saúde através do controle social”.

Para abrilhantar o evento, a abertura contou com apresentação cultural do grupo de capoeira que faz parte do CRAS.

A Conferência teve o objetivo de analisar, discutir e sintetizar as prioridades locais da saúde;

Formular propostas sobre os eixos temáticos apresentados na Conferência;

Incentivar a participação dos usuários e trabalhadores com vistas à defesa do SUS;

Discutir temas específicos sobre as políticas econômicas e sociais que reconheçam 

a saúde como direito de todos os municípios.;

Apresentar o Plano Municipal de Saúde;

Avaliar as propostas da última Conferência de Saúde.


No período da tarde, foram formados grupos, representando eixos de saúde, montando relatórios e discutindo proposta para a contribuição no Plano Municipal de Saúde. 

EIXO I: Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde; Atenção Integral a Saúde; As Conferências de Saúde; Atenção integral à Saúde; EIXO II: Saúde com inclusão social; Participação e controle Social; EIXO III: Gestão do Trabalho e Educação na Saúde ; Planejamento, gestão de recursos e instrumentos de gestão; EIXO IV: Rede e Processo Regulatório em Saúde, Assistência Farmacêutica. 

A Conferência também teve a participação do prefeito Antônio Guilherme, Secretária de Saúde, Zaine Santos Araújo e todos os secretários do governo municipal, conselheiros, representantes de entidades, servidores, e comunidade em geral.