Legislativo Aborda assuntos Relevantes à População

Os Vereadores se reuniram mais uma vez, na terça feira, dia 29 de Agosto para discutirem assuntos em benefício da população Itamarajuense, logo em seu pequeno expediente foi realizada a leitura do convite enviado a Câmara pelo Conselho Municipal de Saúde, Secretária de Saúde e a Prefeitura Municipal para que se fizessem presente na 4° Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada no dia 30 de Agosto de 2017, ás 08h00minh, no Centro de Evangelização São Cosme e Damião. Foi Lido também um Ofício em que a Secretária Municipal de Educação Esporte e Cultura, solicita o Plenário da Câmara de Vereadores para o dia 31 de Agosto, ás 08h00minh, onde será apresentada pelos alunos das escolas Municipais de Itamaraju uma Geoação, a leitura Socioambiental de Itamaraju documentado pelos mesmos.

Em seu grande expediente, fizeram uso da palavra os vereadores Egnaldo Fernandes que solicitou ao Presidente da Casa para marcar uma reunião juntamente com seus colegas com o Gestor Municipal para que ele esclareça algumas perguntas, pois, o povo está cobrando e o município não está atendendo a demanda. Em Resposta o Presidente informou que foi feito o convite mais que o Gestor por um motivo justo não pôde comparecer e que iria marcar uma nova data para que ele pudesse comparecer.

Os Vereadores Evandro, Som de Nova Alegria, Marcão da Cut, Isaque e Mazuk , também fizeram uso da palavra onde, cobraram os projetos do Gestor Municipal e comentaram sobre a questão do plantio do eucalipto em nosso Município.

Chico do Hotel solicitou ao Presidente para que fizesse um convite ao Diretor da Embasa para comparecer a Câmara e esclarecer sobre a questão da taxa de esgoto. Solicitou também ao gestor que construísse uma casa de Apoio para as pessoas que fazem tratamento de quimioterapia em Teixeira de Freitas.

Já Rubens Agradeceu ao Gestor pelo trabalho de patrolamento na estrada do Aço vale e que vê as dificuldades enfrentadas pelo Município de realizar tantas ações ao mesmo tempo.

Foram apreciados dois projetos de lei, um, do Executivo Municipal de n° 014 /2017 que “Institui o Fórum Municipal de Educação-FME, do Município de Itamaraju, e dá outras providências”.  E o do Vereador Egnaldo Fernandes, de n° 011/2017, que “Torna obrigatório afixar, em lugar visível, lista dos médicos e demais profissionais responsáveis pelo plantão em regime de escala, disponíveis na Rede Pública de Saúde do Município de Itamaraju e dá outras providências.” Os dois projetos de lei seguiram para votação mais, foi feito o pedido de vistas.

O vereador Edson Dias Souza, “Som de Nova Alegria”, enviou um requerimento á casa para que seja feito o manilhamento das Ruas Lomanto Junior, Nações Unidas e construir um bueiro, na Rua Jucuruçu, todas no Distrito de Nova Alegria, pois, é necessário que se faça para que seja concluída a obra do calçamento dessas ruas. E Ressaltou que este calçamento é originado de uma emenda do Deputado Valmir Assunção, no qual já foi iniciado, é preciso que este pedido seja atendido o mais rápido possível.

Foram votadas as matérias enviadas á casa e aprovadas em caráter unânime. Ao final o Presidente agradeceu a presença de todos encerrando a sessão e marcando a próxima para o dia 05 de Setembro 2017 ás 19h00minh.

Pedido de Providência:

069/2017- Solicitação do Vereador Evando Rodrigues da Silva, para que seja retirada as pedras que estão acumuladas na Praça da Prata em frente a escola;

Indicações:

069/2017- Pavimentação e Iluminação da Rua Redenção , no Bairro novo Prado, solicitação dos Vereadores, José Augusto, Francisco Carlos Barbosa, Rubens, Evando;

070/2017- Pavimentação da Travessa Joana Angélica, no Centro. Solicitação do Vereador Isaque Ribeiro.