São João em Santa Luzia " 4° Arraiá Casa Xeia"

O município de Santa Luzia realiza o Arraiá Casa Xeia e se consolida como um dos municípios mais comprometidos com o resgate da cultura nordestina.

Na noite de ontem, quinta-feira, 22 de junho de 2017, a prefeitura municipal de Santa Luzia promoveu o Arraiá Casa Xeia, em sua 4ª edição, a festividade reuniu centenas de pessoas no Centro de Abastecimento e aconteceu mais uma vez para confirmar que o município possui um gestor que trabalha de forma eficaz para resgatar a cultura nordestina e fortalecer os laços sociais entre a comunidade.


Festas ao molde da realizada ontem, tem sido deixadas de lado pelos coordenadores de eventos, hoje em dia são priorizados shows dançantes e pirotécnicos em prol do resgate cultural. O município de Santa Luzia fazendo o percurso inverso proporcionou aos cidadãos santaluzienses uma noite mágica, foi como se as pessoas estivessem em uma esfera diferente, o que reafirmou a importância do resgate das raízes culturais nordestinas. 
Foi possível ver a alegria no rosto de cada morador, o fortalecimento do lazer em família e a emoção de crianças ao degustarem comidas típicas de uma festa junina, ao mesmo tempo que se divertiam com as brincadeiras tradicionais, como o quebra pote e o pau de sebo. Um gestor que se preocupa em fortalecer a cultura do município que governa, é um gestor comprometido com as crianças que serão o futuro do amanhã. 

Aqueles que saíram de seus lares para prestigiar o evento na noite de ontem, não se arrependeram, muitos foram os elogios e não raras vezes se ouviu “o prefeito está de parabéns”, “isso não se vê mais nos dias de hoje” e até mesmo “nossa, que lugar aconchegante!”. 
O ponto máximo da festa foi atingido com as apresentações que trouxeram à memória os festejos juninos tradicionais, como a apresentação das quadrilhas do CESL- Centro Educacional de Santa Luzia e da quadrilha de São João do Panelinha/Camacã- Ba, o casamento na roça, a dança da nega maluca e a não menos esperada apresentação do grupo dos Idosos do CRAS- Centro de Referência em Assistência Social, grupo que conta com quase 50 participantes, “a festa está muito boa e eu estou muito ansioso com a nossa apresentação...esse grupo é minha família, me sinto parente de todos eles”, afirmou Uilton Giro de Souza, que participa do grupo há quase 5 anos.

Muito mais haveria de se dizer diante de tudo que foi percebido na noite de ontem, da grande festa que foi realizada, no entanto, fica a certeza de que o gestor Antônio Guilherme dos Santos não representa a cidade por acaso, ele tem uma missão, a qual tem representado com grande maestria, e é nestes pequenos gestos que ele faz com que nossos habitantes voltem a acreditar em um futuro melhor e mais digno, e confiar que com educação, bagagem cultural, trabalho e honestidade se formam cidadãos melhores. 
Ficam os agradecimentos a todos os envolvidos na realização do Arraiá Casa Xeia 2017, na certeza de que novas edições acontecerão, ao prefeito Antônio Guilherme dos Santos, à Dra. Emília Farias, por ser essencial na construção desta nova visão de gestão municipal, ao vice-prefeito Fernando Brito e sua esposa Alana Santana Nunes, aos vereadores- Leonel Eleutério de Oliveira Filho, Raimundo Vieira, Paulo Farias, Antônio Teixeira, Raimundo Jouguet, Miguel Arcanjo e Cosme Gomes.

Aos secretários Municipais, James de Jesus Almeida, Vera Lucia Schueller Brito, Suzany Gavazza Lopes, Zaine Araujo e Max Carmo de Souza, chefe de gabinete Alda Sobral, Secretário de Finanças Cláudio Vieira, Setor de Eventos e ASCOM, diretores e vice-diretores, professores da rede pública municipal e estadual de ensino, estudantes, polícia militar e civil, representantes das associações, representantes dos assentamentos, e a toda a comunidade em geral.
Realização Prefeitura Municipal de Santa Luzia.
O Progresso continua!