A IMPORTÂNCIA DA BOA GESTÃO DA FARMÁCIA HOSPITALAR

A Assistência Farmacêutica Hospitalar é um conjunto de atividades cuja intenção precípua consiste em promover o uso racional de medicamentos. Dentre essas atividades, inclui desde a programação de medicamentos, até a aquisição e distribuição dos mesmos, bem como análise e acompanhamento de pacientes em condições de risco sob uso de medicamentos e correlatos.


A Farmácia Hospitalar do HBLEM, para desenvolver estas ações, conta com profissionais qualificados, competentes e comprometidos com a causa da instituição. São dois Farmacêuticos e doze Auxiliares de Farmácia, que mantêm o departamento funcionando vinte quatro horas por dia, em todos os dias da semana.


Para o melhor atendimento, fluxo de medicamentos e otimização da distribuição dos produtos farmacêuticos, o serviço da assistência farmacêutica encontra-se descentralizado, sendo composto de uma Farmácia Central e Uma Farmácia Satélite, localizada na emergência deste hospital.


O serviço da Farmácia abrange diversas áreas dentro do hospital. Os farmacêuticos do setor são membros com cadeira cativa em comissões hospitalares, tais como a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, Comissão de Nutrição Parenteral – CNP, Comissão de Padronização de Produtos de Saúde, dentre outras. O setor promove ainda práticas de Farmacovigilância, Farmácia Clínica e Educação continuada.


Todo esse serviço é produto de muita dedicação dos profissionais deste setor, articulação entre as diretorias hierarquizadas e um trabalho contínuo da diretoria do HBLEM-FASI, visando sempre e incansavelmente uma qualidade satisfatória da assistência farmacêutica.